quarta-feira

Tempus fugit

"Time flys when you're pinning." JRH Umbra-tile-tempusfugit. Paul Bommer faux Delft Tile. Tempus Fugit. copyright © Paul Bommer:

Sei que a generalidade das pessoas passa a vida à espera que chegue a sexta-feira, como se a sexta-feira fosse aquele dia mágico em que todos os problemas da vida e do mundo em geral desaparecem ou se resolvem milagrosamente. Compreendo, quase ninguém gosta de trabalhar, trabalhamos porque é o que as pessoas fazem e é preciso pagar o empréstimo da casa e do carro e enfim, tem de ser, é assim a vida. 
Eu quando tinha uma vida normal, quando só estudava, também gostava da sexta-feira, também sentia a «magia de sexta-feira à noite».
Mas depois passou-me.
Quem trabalha com prazos como eu, não tem noção de dias de semana, de fim de semana, de feriados e as pontes ou tolerâncias de ponto são para aqueles sortudos que recebem certinho ao fim do mês. Eu recebo o que produzo, por isso se produzir muito recebo mais, se produzir pouco, recebo menos.
Se não produzir, não recebo.
Um trabalhador independente como eu dá por si à quarta-feira quase em choque por JÁ ser quarta-feira. QUARTA-FEIRA?! Como assim já é quarta-feira, se ainda ontem era sábado!
Para onde é que foram os meus dias? 
Sexta é daqui a dois dias?!! Como assim? SÓ faltam dois dias para a semana chegar ao fim?! COMO ASSIM?!! Não pode ser.
A pouca noção que tenho dos dias de semana existe porque também me regulo pelos prazos e ritmos das pessoas com quem trabalho, mas para mim, tanto posso folgar a uma quarta-feira e trabalhar ao domingo - é igual. Gosto de todos os dias da semana. Sobretudo se puder folgar!

Gosto das segundas-feiras precisamente porque são o início da semana e me dão a ideia de que tenho muito tempo, muitos dias, se bem que até isso é uma ilusão. É um dia como os outros, igualzinho à sexta-feira, só que mal amado, injustiçado. Coitadinhas das segundas.

Por isso, não, já não me lembro da «magia da sexta-feira à noite», já não sei o que é ter fins de semana certinhos, não sei o que é ter um horário, uma rotina de trabalho, nem sei o que é receber ao fim do mês.

Só sei que hoje já é quarta-feira e por mim podia ser segunda - da semana passada!

O tempo foge-me, é o que vos digo. Pisco os olhos e ele foge!

*
*

Sem comentários: