quinta-feira

Matemática!

It's okay if you don't want to be a scientist or an engineer.  Not everyone was born to do that.





Julgo que já não é novidade que costumo ter insónias. Assim daquelas feias de ficar acordada a contar todos os animais da quinta até às 6 da manhã.
Pois ontem descobri um excelente soporífero!
Não se trata de um medicamento milagroso, mas o efeito que teve em mim foi de tamanho tédio e incompreensão que só me apetecia dormir!
Apresento-vos a: Matemática!
Que me perdoem os matemáticos, tenho uma amiga que é professora de matemática e respeito-a imenso por isso (olá Sheilinha!), mas meus senhores, números imaginários, frações e a fórmula resolvente são do melhor que há para dar sono a uma rapariga de letras como eu!
A pergunta que sempre fiz em matemática e que quase sempre ficou sem resposta é: Porquê? Ontem fi-la em vários pontos da conversa e, justiça lhe seja feita, o Nuno explica-me muita coisa, mas os porquês da matemática são como os caminhos do Senhor: imperscrutáveis!
Fiquei a saber, porém, que nenhum número ao quadrado dá um número negativo - a não ser o i, que para todos os efeitos é uma letra!!
E que a fórmula resolvente é assim porque é, porque resolve!

Acho isto um mundo fascinante, mas não retive muito mais, que já não podia de sono!!
Um dia falo-vos de fonética e sintaxe, para ver quem fica com vontade de dormir enquanto eu tagarelo toda contente sobre ditongos e orações!

:)

*
*



Sem comentários: