quarta-feira

Palavras Favoritas - III

Braga


Apesar de toda a embirração que fui acumulando em relação à língua alemã (por motivos que não vêm muito ao caso, mas que pode ter tido que ver com as duas cadeiras de Literatura Alemã que nunca consegui fazer!) há uma palavra que adoro e que raramente posso usar.
Entra definitivamente na minha categoria de palavras preferidas:

- Zeitgeist [ˈtsaɪtɡaɪst] - O espírito do tempo, aquilo que caracteriza uma era, um determinado período temporal.


Acho tão bonita.

*
*

7 comentários:

Naná disse...

Já eu gosto mesmo do alemão!
Tenho saudades de saber falá-lo convenientemente...

Ana. disse...

Eu não tenho grandes saudades, Naná! deu-me tantas dores de cabeça ao longo dos anos! Tenho é pena de, no secundário, não ter tido oportunidade de optar por outra língua! Tipo italiano. Já disse que não morro sem saber falar italiano correctamente!

Ana C. disse...

Zfregen mai bessuguen, sempre foi uma frase de eleição para mim, quando, nos tempos de adolescente, fingia que sabia falar alemão.
Gosto de palavras pequenas que significam um mundo e não morremos sem aprendermos italiano. Estou contigo.

Ana. disse...

É isso mesmo, Cê, palavras que significam um mundo! Acho que vou mudar o título da rubrica...

Melissinha disse...

zeistgeist é muito exata, mesmo. Amo.

Melissinha disse...

a outra palavra alemã (será?) que amo é doppelgänger, que é o gémeo mau (e também cabe o mundo lá dentro).

Naná disse...

Eu ainda fui assistir a umas aulas de italiano, quando estive em Coimbra. Havia curso livre de italiano na fac. de Letras... mas eu que sempre me dei bem com as línguas, achei aquilo tudo estranho...
mas adoro freitag, geburstag, traum!