segunda-feira

Mudar


*
*
Sempre me disseram que as pessoas mudam com a idade. E eu sempre achei uma grande parvoíce.

Primeiro porque a idade é um conceito que nunca fez grande sentido para mim; quando tinha 14 anos, não me achava exactamente igual às minhas colegas de 14 anos, todas muito parvinhas, infantis, com paixões fugazes, enquanto eu andava perdida de amor e completamente arrebatada por uns olhos azuis, a pensar como ia ser o nosso futuro juntos.
Aos 16, os meus melhores amigos (salvo uma ou duas maravilhosas excepções) eram todos seis ou sete anos mais velhos que eu. Era um andamento diferente. E eu sentia que também tinha vinte e poucos anos, como eles.
Agora que tenho 37, os meus melhores amigos (novamente, com uma ou duas excepções) são seis ou sete anos mais novos que eu! E sinto-me mais da idade deles, ali a raiar os 30, que é um número que me fica tão bem!
Por isso, como se vê,para mim a idade é tão somente um indicador numérico e não aquilo que nos define. Ponto.

Mas como a sabedoria popular é aquela coisa tramada, a verdade é que em 2008 comecei a comer polvo, em maio deste ano comi sardinhas e souberam-me bem e há pouco mais de um mês comecei a comer melão e agora até compro para ter em casa!
Interesso-me por política, em oposição a um desinteresse anterior absolutamente esmagador, até por finanças e tenho um plano todo xpto para poupar mais dinheiro!
Continuo a ter meia dúzia de príncipios bem definidos, mas dou por mim a ser um pouco mais intransigente, mais preocupada com a justiça, com a solidariedade, com o mundo em geral e a minha rua em particular!

E isto é novo para mim. Sinto-me a mesma, mas com algumas arestas limadas. Será que daqui a uns tempos vou ouvir-me a dizer ao meu sobrinho: "Não te preocupes que com a idade vais mudar?..."

*
*

1 comentário:

Naná disse...

Acho que todos mudamos com a idade... acho que nos tornamos mais sensatas e ponderadas numas coisas e mais intransigentes, como disseste, noutras.
Se bem que eu apesar dos 33 reais me sinto invariavelmente aí com uns 22/23...