sábado

Pés Descalços


Confesso que não sei muito de teologia ou de religião, mas se há coisa que me faz impressão são os sacrifícios.

Ontem, para fazer a vontade aos sogros (de vez em quando convém!) fomos ver a procissão. A bem dizer estamos em Braga e esta semana é pródiga em manifestações religiosas.
A procissão não me impressionou, não me sinto afectada pelos andores, pelos trezentos anjinhos que desfilam, nem sequer pelo pálio que protege o bispo, não vá sua excelência constipar-se... (um dia ainda falo da minha ideia acerca da magnífica hierarquia religiosa, mas não hoje - não tenho tempo)

O que me impressionou foram os senhores que percorrem o centro todo da cidade descalços, com uma cruz às costas, uns hábitos de monge e uns carapuços na cabeça, só com buracos para os olhos. Acho-os ominosos, um pouco assutadores e... descalços. Com os pés ao frio, à chuva, a pisar as pastilhas elásticas que os putos deitam para o chão.
Em nome de quê?
A sério que me intriga.
Sentir-se-ão purgados dos pecados que cometem durante o resto do ano? Será só pela tradição? Para cumprir o dever Cristão?
É que nem sequer é higiénico!...

Não entendo definitivamente nada disto.


*

*

3 comentários:

Ana C. disse...

Então e os tarados nas Filipinas? Juro-te de cada vez que vejo aquele pessoal a crucificar-se e a chicotear-se fico com vómitos. As nossas procissões de semana santa acho-as só assustadoras e esses carapuços na tola só me lembram o KKK
Definitivamente prefiro o coelhinho da Páscoa :)

Ana. disse...

Anita, esses então nem sou capaz de olhar para eles. Parece-me tudo tão desnecessário!
;)

Alberto Guimarães disse...

Paz e Bem!
Os homens descalços a que se refere chamam-se "farricocos" e não transportam cruzes: transportam as matracas (na Semana Santa são proibidos outros instrumentos para chamar os fiéis") e os fogaréus, cestas de ferro com pinhas a arder.
Andar descalço é um estilo de vida saudável, e não um sacrifício.
Sugiro este "site: http://www.barefooters.org
Santa e Feliz Páscoa!
Ir. Alberto Guimarães OFS
Braga - Portugal