segunda-feira

Ambição

Imagem tirada da Net - que cá em casa ainda ninguém ganhou uma medalha destas!



Perguntaram-me há algum tempo qual era a minha ambição profissional, qual seria o meu topo de carreira.
Fiquei a pensar e não consegui responder de imediato.

Gostava de ter sempre trabalho a bom ritmo. Ter histórias interessantes nas mãos, de todos os géneros literários - que não me apetece cristalizar num género apenas - e continuar a trabalhar para ter o respeito e reconhecimento dos meus pares. (Que bonito!)

Mas o que me faria encher o peito de orgulho (e salientar o título a negrito no currículo) era poder traduzir um Prémio Nobel da Literatura. Ter tempo para trabalhar com um destes livros, para fazer uma tradução primorosa, sem gralhas, sem pressas, sem dúvidas. Poder ler o livro calmamente, pensar nele durante uns dias, investigar todos os detalhes e depois deitar mãos ao trabalho.
Com tempo, com calma.

Era isso que eu gostava de fazer.
E hei-de lá chegar!!

Ninguém tem por aí um Nobel por traduzir?! Anyone?!!

*
*

9 comentários:

Melissinha disse...

(Toni Morrison...)

Ana C. disse...

Eu estou convencida que o Saramago ganhou o Nobel devido a algum tradutor sueco que lhe aprimorou o texto e transformou parágrafos de cinco páginas em duas linhas :)

Ana. disse...

Olha que a mim não me convenciam a fazer uma tradução de Saramago!!
Lamento dizer, mas não gosto.
;)

PP_FANTASMA disse...

Keep on trying:)
Ks

Joanissima disse...

Nobel nao, mas se me deres uns dois anos, sou moça para te arranjar o meu pullitzer... : )

Serve?

Ana. disse...

Vou tentar PP, vou tentar!!
;)

Ana. disse...

Atão não serve, Jô do meu coração!!
Temos que ganhar traquejo em algum lado, certo?!!
;)

Banita disse...

Espera aí que eu mando-te já o Nobel da Literatura de 2010!! Ainda não foi publicado o meu livro mas, tenho a certeza que vai vender bem! ;) LOL
Beijinhos
ps- já pensei ter a tua profissão: como foi o teu percurso? Alguma hipótese de ser Engenheira e trabalhar em traduções de livros (que não sejam de engenharia)?

Andrei@ disse...

Sabes que assim que me entregarem um livro de autor que tenha sido premiado com o Prémio Nobel, é teu miga! :D
Acredito bem que um dia destes ainda te entregam um livro assim. E não o digo a brincar! Tu és capaz disso e muito mais!!!