sexta-feira

Esclarecimentos à Nação - I

Sem querer ser presunçosa, mas já sendo, dirijo estas palavras a quem interessar (ou a quem a carapuça servir):

A segunda pessoa do singular do pretérito perfeito, vamos supor, do verbo Chegar é,

Chegaste...

Ora bem:
Eu cheguei
Tu chegaste

Então por que razão tanta gente diz "chegastes"?
É que quando é dito a brincar é uma coisa, mas quando é a sério e se ouve na televisão, é outra.
Podia ser confusão com a segunda pessoa, mas do plural, que se conjuga

Vós chegastes

mas não me parece que na maior parte dos casos o tratamento entre os interlocutores seja feito desta forma.


Vamos todos repetir:

Eu cheguei
Tu chegaste

Eu comi
Tu comeste

Eu resmunguei
Tu resmungaste


De nada. Sempre às ordens.
*
*

6 comentários:

A Prenha! disse...

É caso para dizer:

Muito obrigados, Aninhas!! :)

Ana C. disse...

Como é que chegastes a essa conclusão? Fizestes um curso intensivo?
Ou então:
Como é que chegastche a essa conclusão, fizestche um curso intensivo?
Há para todos os gostos ;)

Ana. disse...

De nada mummy!!

Cheira-me que mais episódios se seguirão... a espaços!!

;)

Ana. disse...

Ó Ana,
tás um bocado abrasileirada, ou é impressão minha?!!

A sério, estas coisas tiram-me do sério!!

;)

Princesa Tagarela disse...

...e existe ainda aquela velha expressão:

"(...)já FOSTES(...)"


:DDDD

Banita disse...

Não sabia que havia uma gramar police! :OD
Obrigada pelo aviso, eles andem aí!LOL