quarta-feira

Optimismo...

Imagem tirada da net



Gosto de visitar este blogue; a escrita é inteligente, variada e tem piada, mas confesso que não concordo nada com o título. E é apenas sobre o título que me debruço, sem qualquer crítica ao referido blogue e muito menos à sua autora.

"Optimistas são pessimistas mal informados".

Eu que tento ver sempre o lado positivo da coisa considero que por vezes a falta de informação é uma verdadeira bênção - atenção que eu disse por vezes! - e não é de todo o que motiva o meu optimismo.

Podia ser pessimista e depois ficar contente quando afinal as coisas correm bem - porque elas correm quase sempre bem, pelo menos para mim - mas grande parte da piada das coisas reside no facto de as anteciparmos para depois constatarmos que a realidade é melhor que a imaginação. Quando o quase entra em acção e a realidade não se equipara à imaginação é porque não tinha de ser, porque alguma coisa ainda melhor está para vir.

Os optimistas são pessoas mais felizes, menos cinzentas e recebem o que a vida lhes dá de braços abertos, cientes de que mesmo que não pareça, alguma coisa boa dali advirá.
Mas não sou como as mulas, que só vêem o que as palas lhes permitem e não se apercebem do que as rodeia.

Já me desafiaram a encontrar um aspecto positivo na fome que assola o terceiro mundo e não fui capaz.
Já me desafiaram a encontrar um sentido para as doenças que mais afligem a humanidade e também não consegui.

Porque há coisas que também ultrapassam uma optimista bem informada.

Mas continuo com a esperança de que a escassez de comida para aqueles que precisam acabe um dia; e que se encontrem as curas para todas as doenças.
Prefiro acreditar que pouco a pouco as coisas se vão resolvendo.

E vou fazendo o que posso, porque o optimismo se não for activo também não serve de nada.

8 comentários:

rosemary disse...

Olá Ana,

Antes de mais quero dizer que não me importo nada com o facto de pegares no titulo do meu blog e desenvolveres a tua opinião sobre o optimismo e o pessimismo. Até acho que fizeste muito bem! É um assunto interessante e que divide opiniões. A frase obviamente não é da minha autoria, surgiu numa conversa que tive com alguém que a mencionou e nunca mais a esqueci. Para mim, esta frase faz todo o sentido em determinadas situações, especialmente para mim que sou uma ansiosa de primeira! É claro que a informação que procuramos, o acesso à cultura e a curiosidade é o que faz de nós seres racionais. Mas também é verdade que quanto mais sabemos, mais questões surgem e isso leva por vezes a ficarmos preocupados. E com a informação vem a responsabilidade... Por exemplo, nas notícias todas as noites nos informam acerca dos assaltos à mão armada, cada vez mais frequentemente e com direito a pormenores; essa informação vai provocar em muitas pessoas um pessimismo em relação à segurança do país! Outro exemplo: se eu tenho conhecimentos básicos sobre medicina e começar a sentir umas fortes abdominais, é natural que pense em todas as possibilidades para além de simples cólicas, como por exemplo uma peritonite... É natural que essa pessoa fique preocupada e nesses casos é difícil manter o optimismo. É claro que nem tudo é assim tão linear, mas que "optimistas são pessimistas mal informados" é muitas vezes uma verdade que não queremos admitir... De qualquer forma, manter o optimismo é fundamental para o nosso bem estar, e quem o consegue manter, sabendo ou não das consequências que tem sobre determinado assunto, positivas e negativas, é um heroí!

O meu blog à primeira vista parece não ter nada a ver com o título, mas olhando mais de perto conseguem ver que tem uma dose de optimismo, outra dose de pessimismo e outra dose de ironia em muitos dos meus posts!

P.S. Obrigada por gostares do meu blog. É apenas um escape que arranjei para o dia-a-dia e , vamos ser sinceras, para dizer o que me dá na real gana! ;D

Bjs* (desculpa o testamento...)

Ana. disse...

Olá rosemary!
Não tens nada que pedir desculpa! Tu "testamenta" para a frente!

E sim, também me parece que não levas o título do blogue à letra! Fico contente por isso!

Bjs e volta sempre!
;)

Princesa Tagarela disse...

Eu juro que ontem no jogo do Sporting tentei ser optimista... vai daí sob pena de ter outra crise de nervos...mudei de canal!!

Arre, é que já eram muitossss!!

Beijoooss Verdess (vá verdinhos)!

Ana C. disse...

Ana, sabes que uma das coisas que me levou a espreitar esse blog foi o título. Achei-lhe imensa piada. Tal como acho piada aos eternos pessimistas que não acreditam no lado bom de quase nada. Os velhos do Restelo. Não me perguntes porquê, até porque sou como tu, gosto de ir acreditando. Mas talvez sejam eles que me fazem querer acreditar :)

Hydrargirum disse...

Ola Ana,

Muito obrigado pelas tuas palavras simpaticas e por achares que mereco a pena de ser lido "ad passadum":)

Curioso como de facto as vezes no meio de tanta gente e como nos sentimos mais sozinhos...tantas vezes dou por mim a perguntar "Mas o que e que eu aqui estou a fazer?????!"....enfim;)...
E o problema de pensar demais:(

Vou te linkar, para assim poder seguir te:)

Um beijinho mto grande...e que a gente descubra para onde vai....:)

Ana. disse...

Ana C. (sabias que eu também sou ana c?!!)

Usaste uma expressão que também costumo usar: velhos do Restelo. É exactamente assim que não quero ser!

;)

Ana. disse...

Hydrargirum,

Como eu te compreendo!
Quando era miúda a minha mãe, por me achar muito quietinha, perguntava-me com frequência:
-O que é que estás a fazer, Ana?
E eu respondia invariavelmente:
- Estou a pensar.

Esta mania já vem lá de longe...
Estamos tramados!!

Beijos para ti!

Ana. disse...

Princesa, é como eu digo, há coisas que nem uma optimista empedernida consegue entender!!

;)